Conecte-se

Cotidiano

Escolas públicas do Tocantins podem aderir ao Programa Aprender Valor de educação financeira

Publicado

em

O programa Aprender Valor oferece estratégias educacionais sobre educação financeira para professores e estudantes (Foto - Marcio Vieira/Governo do Tocantins)

Estão abertas as inscrições para o Programa Aprender Valor, uma iniciativa do Banco Central que ajuda professores, escolas e redes de ensino a levarem educação financeira a estudantes do ensino fundamental de todo o país. As unidades escolares estaduais e municipais podem aderir à edição 2025 do programa até o dia 30 de junho, pelo site: https://aprendervalor.bcb.gov.br/site/aprendervalor. Mais de 400 escolas estaduais e municipais do Tocantins já garantiram a participação no programa.

O Aprender Valor conta com estratégias educacionais para que professores e estudantes aprendam a planejar o uso de recursos, poupar ativamente e usar o crédito de forma consciente. O conteúdo é apresentado de forma lúdica e com atividades interativas de forma transversal e integrada às disciplinas curriculares obrigatórias, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Aprender Valor foi implantado nas escolas do Tocantins em 2021. A iniciativa tem dado bons resultados, conforme explica a técnica da Seduc e coordenadora do Programa no Tocantins, Ana Paula Batista. “O programa tem impactado a vida dos estudantes ao contribuir para uma aprendizagem mais significativa e orientar os estudantes a planejar seus gastos, poupar e usar o crédito de forma consciente, além de ajudar na constituição da cidadania”.

Além disso, em 2024, duas escolas estaduais do Tocantins participantes do Programa Aprender Valor venceram a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira. Pelo desempenho no concurso, o Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral, de Santa Maria do Tocantins, e a Escola Estadual José Alves de Assis, de Caseara receberam premiações de R$ 100 mil cada.

Formação e avaliação

Para as escolas participantes são ofertados cursos de formação para gestores e professores sobre educação financeira e elaboração de projetos escolares sobre o assunto.

Além disso, as unidades de ensino que aderirem também contarão com avaliações de aprendizagem, no início e no final do ano letivo, para mensurar o conhecimento dos estudantes com relação ao conteúdo do programa.

Fonte: SECOM / Tocantins

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *