Conecte-se

Cotidiano

Secretaria da Saúde alinha ações do Grupo de Trabalho Imuniza Tocantins

Publicado

em

A ação visa maiores coberturas vacinais e redução de doenças imunopreveníveis

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na terça-feira, 15, a reunião de alinhamento do Grupo de Trabalho (GT) – Imuniza Tocantins. O encontro aconteceu no Anexo I da Pasta, em Palmas, e reuniu gestores e profissionais da saúde, além de representantes do Ministério Público do Tocantins (MPE-TO), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju).
 
A iniciativa teve como objetivo fortalecer as ações de imunização nos 139 municípios do estado, promovendo a articulação entre os diferentes níveis de gestão e aprimorando a execução das estratégias de vacinação. Durante a reunião, foram discutidas medidas para ampliar a cobertura vacinal e integrar esforços entre municípios e o estado, visando garantir o acesso da população às vacinas de forma segura e eficiente.
 
“O grupo técnico (GT-Imuniza Tocantins) já existe desde o final do ano de 2022, com a colaboração de diversas instituições, órgãos e sociedades civis. O objetivo desse GT intersetorial é garantir uma abordagem mais abrangente, coordenada, eficaz e sustentável sobre o programa de imunização, resultando em maiores coberturas vacinais, redução de doenças imunopreveníveis e melhoria da saúde pública como um todo”, destacou a gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES-TO, Diandra Sena.
 
Para o enfermeiro da Área Técnica da Imunização da SES-TO, Gustavo Henrique Mendes da Cruz, o momento foi estratégico para alinhar as prioridades do estado. Ele explicou que a reunião de alinhamento do GT Imuniza Tocantins foi essencial para fortalecer as ações de imunização no estado. “Reunimos representantes de instituições parceiras como o Ministério Público, a Secretaria de Educação e a Secretaria da Cidadania e Justiça para alinhar metas, compartilhar responsabilidades e definir estratégias conjuntas. O objetivo principal é ampliar o acesso às vacinas, melhorar as coberturas vacinais e garantir que as ações cheguem de forma eficaz à população, especialmente às crianças e adolescentes. O trabalho em rede é fundamental para que possamos avançar na proteção da saúde pública e reforçar a importância da vacinação como uma prioridade coletiva”.
 
A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE/Seduc), Renata Acácio, ressaltou o papel das escolas na promoção da cultura vacinal. “O Programa Saúde na Escola é um elo essencial entre educação e saúde, e tem como uma de suas prioridades fortalecer a cultura da vacinação no ambiente escolar. Nossa presença neste GT reafirma o compromisso da educação com a promoção da saúde, com foco especial na proteção integral de nossas crianças, adolescentes e jovens. A escola é um espaço privilegiado de diálogo e mobilização”.
 
“Acreditamos que o fortalecimento das estratégias de imunização passa por ações integradas e articuladas entre gestores escolares, profissionais de saúde, famílias e toda a comunidade educativa. A escola é uma ferramenta imprescindível para enfrentar as fake news que ameaçam a confiança na vacinação. Esse desafio precisa ser encarado com informação de qualidade, empatia e escuta ativa. Precisamos garantir que os estudantes e suas famílias tenham acesso a conteúdos confiáveis, compreensíveis e que valorizem a ciência”, acrescentou a coordenadora.

Fonte: Divulgação SES-TO

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *