Conecte-se

Cotidiano

Governo do Tocantins entrega novos sistemas de neurologia aos hospitais estaduais

Publicado

em

Equipes estão em treinamento para utilização do sistema de última geração. Fotos: Divulgação SES-TO

Para modernização dos centros cirúrgicos, o Governo do Tocantins entregou novos sistemas de neurologia às unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). As unidades beneficiadas são o Hospital Geral de Palmas e nos hospitais regionais de Araguaína (HRA) e Gurupi (HRG). Os equipamentos proporcionam visualização avançada com lentes apocromáticas, proporcionando maior nitidez e qualidade de imagem. O investimento anual é de R$ 3.884.256,00.

O sistema de neurologia é composto por microscópio cirúrgico para neurologia; craniótomo; aspirador ultrassônico; neuronavegador; suporte de crâncio mayfield e monitor de pressão e temperatura intracraniana. “Estamos investindo em tecnologia de ponta para que os pacientes acolhidos no Sistema Único de Saúde tocantinense sejam atendidos cada dia melhor, com celeridade e eficiência, como determina o governador Wanderlei Barbosa. Já temos equipes multiprofissionais qualificadas e os investimentos em equipamentos aprimoram o trabalho de todas elas”, afirmou o titular da SES-TO, Carlos Felinto.

Para a utilização dos aparelhos, as equipes já estão sendo treinadas. “Chegou em boa hora para auxiliar em procedimentos mais específicos, visto que o microscópio cirúrgico permite a visualização de estruturas bem pequenas. Agradecemos ao Governo do Estado e aos gestores da Secretaria de Estado da Saúde, que sempre se mostram sensíveis às causas dos usuários do SUS”, afirmou a diretora-geral do Hospital Regional de Araguaína (HRA), Cristiane Uchôa.

O neurocirurgião Édson José de Castro participou da capacitação e ressaltou a importância do equipamento. “O microscópio que recebemos no hospital é de última geração e de excelente qualidade. Ele ajudará o neurocirurgião a realizar procedimentos na coluna e no sistema nervoso central com grande eficácia, reduzindo o risco de lesões em estruturas próximas ao local da cirurgia”.

Segundo o responsável pelo treinamento, Rodrigo Albuquerque,  “o sistema é de última geração, com mais funções do que os anteriores disponíveis na unidade. Estou passando as instruções sobre suas funcionalidades e a forma correta de manuseio e armazenamento, pois todos os cuidados são essenciais para garantir sua durabilidade”.

Fonte: Comunicação SES-TO