Cotidiano
Alfabetiza Mais Tocantins: Seduc realiza Formação de Lideranças Regionais com oficina em Palmas

Como parte do plano formativo do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nos dias 8 e 9, a “Oficina de Preparação das Diretrizes de Acompanhamento”, evento dedicado à formação das Lideranças Regionais. A oficina ocorreu na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas.
O encontro, voltado para as Superintendências Regionais de Educação (SREs), articuladores regionais de Gestão e Formação e para a equipe da Diretoria de Políticas Educacionais e Parceria com os Municípios, tem como objetivo garantir melhorias na alfabetização das crianças, buscando um maior alcance na equidade dos resultados educacionais, além de fortalecer o regime de colaboração entre as redes estaduais e municipais.
A gerente da Educação Infantil e coordenadora Estadual de Formação do Alfabetiza Mais Tocantins, Sâmia Carvalho, destaca a importância de fortalecer as lideranças regionais para o desenvolvimento educacional do estado. “Estamos hoje no segundo dia de formação, que tem como objetivo reforçar o trabalho das equipes regionais no monitoramento dos resultados da aprendizagem dos alunos de 2º ano do Ensino Fundamental, mas também fortalecer as lideranças para que elas possam atuar diretamente com as ações do Programa e fazer com que os indicadores educacionais sejam superados”.
Durante o segundo dia a oficina foi conduzida pelo palestrante Francisco José da Costa, especialista em gestão escolar, que pontuou sobre a importância da formação. “Estamos desenvolvendo a continuidade de um ciclo formativo para equipes regionais de educação no âmbito da Alfabetiza Mais Tocantins, com foco em estruturar essas equipes sobre os elementos-chave do processo de acompanhamento, do qual vai sair um produto que é a organização de uma diretriz do acompanhamento em todos os níveis do programa Alfabetismo Mais Tocantins”, explicou.
Ao longo da oficina foram abordados temas como ferramentas para acompanhamento eficiente; fundamentos e objetivos do circuito de monitoramento; e elaboração coletiva do protocolo de visita técnica. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer estratégias eficazes de uso dos indicadores educacionais, visando atingir as metas estabelecidas.
Para a Superintendente Regional de Araguatins, Joelma Lopes, o objetivo para o ano de 2025 é elevar os índices e levar qualidade da educação para as unidades escolares. “Estamos nos capacitando para chegarmos até as Secretarias Municipais de Educação (Semed), jurisdicionadas às superintendências, para que nós possamos auxiliar ainda mais na questão da alfabetização das nossas crianças. E esse acompanhamento vai impactar positivamente na sala de aula, porque os formadores vão estar junto com os nossos professores e, consequentemente, os nossos estudantes serão os maiores favorecidos. Isso sim é uma educação de território”, afirmou.
Alfabetiza Mais Tocantins
O Programa Alfabetiza Mais Tocantins é um programa do Governo do Tocantins, em conformidade com o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) e o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que tem como objetivo fortalecer a aprendizagem e melhorar os indicadores educacionais, bem como garantir o direito à alfabetização de todas as crianças das escolas públicas tocantinenses até o final do 2° ano do ensino fundamental, em regime de colaboração entre governo federal, estadual e municipal.
Fonte: SECOM/ Tocantins